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Dúvidas Frequentes (F.A.Q.)
Confira abaixo algumas respostas para dúvidas que frequentemente podem surgir ao candidato.
1 - Como saber se foi efetivada minha inscrição?
R: Cinco dias úteis após o encerramento das inscrições é disponibilizado no site lista de inscritos por cargo/emprego.
2 - O que é o comprovante de inscrição?
R: O comprovante de inscrição é o boleto que foi gerado pelo site no momento de sua inscrição devidamente quitado.
3 - Como imprimir a segunda via do boleto de inscrição?
R: O link para a segunda via do boleto fica disponível no email que o candidato informou no momento da inscrição. Diante disso é imprescindível que ao informar este email o candidato verifique se não cometeu nenhum engano, pois para a segurança do candidato este processo é automático e não é possível a interferência de terceiros.
4 - Como consultar o gabarito?
R: Para os Concursos/Processos Seletivos em que as inscrições foram realizadas pela internet os gabaritos são disponibilizados no site às quartas-feiras imediatamente após a data da prova, salvo se for feriado ou determinação em contrário, a partir das 14h.
5 - Por que nem todos os Concursos/Processos Seletivos são realizados pela internet?
R: Porque nem sempre o órgão gestor do certame contrata este serviço com a empresa.
6 - Como consultar o resultado final?
R: Para os Concursos/Processos Seletivos que tiveram suas inscrições realizadas pela internet, o Resultado final é disponibilizado no site logo após sua publicação na imprensa escrita, que é o veículo oficial de divulgação.
7 - O site não é Oficial?
R: O site da empresa reproduz as publicações veiculadas pela imprensa escrita para conhecimento do candidato, mas para fins de contagem de prazo o veículo oficial é a imprensa escrita, ou seja, jornal oficial do município.
8 - Qual a diferença entre Concurso Público e Processo Seletivo?
R: O Concurso Público tem por objetivo o preenchimento de cargos públicos de provimento efetivo. Decorrido o prazo de três anos do estágio probatório, o servidor adquire estabilidade. O Processo Seletivo tem por finalidade atender necessidades temporárias e excepcionais da Administração direta ou indireta, ensejando sempre uma contratação temporária. Quanto aos procedimentos de organização, tanto de um quanto do outro, ficam adstritos aos princípios constitucionais da legalidade, publicidade, impessoalidade, moralidade e eficiência.
9 - Qual a vigência do Concurso Público e do Processo Seletivo?
R: O período de vigência do Concurso Público ou Processo Seletivo vem definido no edital que o regulamenta.
10 - Como é a Função de Cadastro Reserva?
R: Alguns Entes Públicos optam pela formação de cadastro reserva pela falta de expectativa de convocação imediata dos candidatos aprovados. Como o próprio nome sugere, os aprovados formam um “banco de reserva” e serão chamados tão logo ocorra a necessidade. Significa que, durante o prazo de Concurso Público a autoridade competente não está, em absoluto, obrigada a dar posse ao candidato aprovado, pois este nem sequer adquiriu uma expectativa de direito à nomeação.
11 - O que é a Homologação do Concurso Público ou Processo Seletivo?
R: A Homologação é um ato administrativo em que a autoridade competente declara encerrado o procedimento instaurado para a realização do Concurso Público ou Processo Seletivo. É publicada em jornal de circulação local e afixada na sede do Órgão Público respectivo.
12 - De que maneira fico sabendo da convocação dos aprovados?
R: A convocação de candidatos aprovados para contratação ou nomeação é ato administrativo que compete à autoridade do Órgão Público respectivo, que o faz de acordo com as necessidades advindas.
13 - Qual o procedimento para Interpor Recurso?
R: No prazo e na forma estabelecida no Edital o candidato deverá protocolar o recurso junto ao órgão competente.
14 - Como fazer questionamento de questões?
R: Esse assunto deve ser discutido por via recursal, no orgão competente e não eletrônica. A forma para interposição de recurso encontra-se descrita no respectivo Edital.
15 - Meu nome não está na lista de classificados, como faço para saber o que houve?
R: No prazo e na forma estabelecida no Edital o candidato deverá protocolar o recurso junto ao órgão competente para revisão de sua prova.
16 - Meu nome não consta na lista de inscritos, o que devo fazer?
R: Tendo pago o boleto dentro do prazo de inscrição, e verificado a lista certa e se seu nome realmente não se encontra dentre os inscritos, deverá entrar em contato com a empresa ou com o órgão gestor munido de boleto quitado para que possa ser verificado o que houve.
17 - O que devo levar no dia da prova?
R: Caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha, documento oficial que contenha foto e o protocolo de inscrição (boleto devidamente quitado)
18 - Como serei informado sobre o dia da prova?
R: Todas as convocações são realizadas mediante jornal oficial, onde são publicados os atos do órgão gestor.
19 - Por quanto tempo as informações sobre o Concurso Público ou Processo Seletivo Público ficam disponíveis no site?
R: O resultado do Concurso ou Processo Seletivo Público poderá ser retirado do site tão logo seja homologado. Após esta homologação, o candidato poderá requerer informações no órgão gestor.
20 - Pode ser realizada inscrição por procuração?
R: A inscrição realizada pessoalmente (Posto de Inscrição) poderá ser feita através de procurador. Esta deverá conter os dados do outorgante e do outorgado assim como declaração expressa de fim específico para realização de inscrição em Concurso Público ou Processo Seletivo Público. Quanto ao reconhecimento ou não de firma, o candidato deverá verificar o edital que regulamenta o certame.
21 - Posso fazer inscrição para mais de um cargo?
R: Para realizar inscrição para mais de um cargo o candidato deverá verificar se há previsão no edital para isto.
22 - Perdi meu comprovante de inscrição. Posso realizar a prova?
R: Estando seu nome na lista de inscritos, basta comparecer ao local de prova munido de documento oficial que contenha foto, respeitando data, horário e local estabelecido em Edital de Convocação.